Como se reproduzem

 

            Os fungos reproduzem-se assexuadamente (multiplicação vegetativa, fragmentação) ou por via sexuada, assumindo cada uma destas formas muito variadas.

            Os cogumelos reproduzem-se através dos esporos. Os esporos são corpúsculos muito ligeiros, que são transportados em suspensão pelo ar e têm os caracteres sexuais diferenciados, apesar de serem morfologicamente idênticos.

            Na reprodução assexuada ocorre a fragmentação do micélio, originando vários organismos vivos e independentes. Quando um fragemento de micélio encontra um substracto adequado e condições favoráveis de humidade, temperatura e iluminação, ele multiplica-se.

            O micélio tem aspecto de algodão e quando chega a época de reprodução, dá origem a um corpo frutífero constituido por várias hifas. Nas extremidades das hifas encontram-se estruturas com o nome de basídios, que produzem esporos (basiodioesporos).

            Na reprodução sexuada, duas hifas dos mesmo micélio ou de micélios diferentes juntam-se, formando um novo micélio. Dá-se a junção dos núcleos e forma-se um zigoto diplóide, que sofre uma meiose e dá origem a quatro núcleos filhos (haplóides) que migram para a parte superior da célula, formando invaginações que ficam ligadas á célula por um filamento, constituindo os basídios. No interior destes, os núcleos dão origem a esporos.  

             

Deixe um comentário